O que é Psicoterapia?

É um método de tratamento interpessoal, realizado por psicólogos através da comunicação verbal. Na psicoterapia, o paciente estabelece uma relação terapêutica com o psicólogo que promove intervenções planejadas para auxiliar o paciente a promover sua saúde mental e a fortalecer sua estrutura emocional.

Por que fazer Psicoterapia?

O psicólogo possui diversas ferramentas que auxiliarão você a enfrentar os problemas do seu dia a dia e potencializar suas habilidades da melhor maneira.

shutterstock_485161600

Alguns benefícios da Psicoterapia são:

shutterstock_622308032
  • Desenvolvimento da capacidade de gestão emocional;
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Aquisição de autonomia e controle da sua vida;
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Capacidade de criar narrativas de si próprio e dos outros, com novos modos de compreender e conduzir a própria vida;
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Desenvolver habilidades interpessoais como empatia, capacidade de comunicação, assertividade, resolução de problemas, etc;
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Desenvolvimento da resiliência para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida impõe;
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Lidar de forma assertiva com os problemas psicológicos.

Abordagens psicológicas utilizadas no consultório:

Terapia Sistêmica Familiar:

Quando surge um problema familiar, várias relações e seu meio são afetados, entre eles: relação com a própria família, amigos, colegas de trabalho e outras conivências sociais. A terapia familiar é uma forma de psicoterapia que trabalha com a família ou em casal, visando resolver os problemas através da compreensão de seus padrões rígidos de funcionamento. O terapeuta irá auxiliar a família ou o grupo a conhecer seus padrões de funcionamento e desenvolver as aprendizagens e mudanças necessárias, visando o bem-estar da família.

Terapia Cognitiva Comportamental TCC:

Abordagem específica, clara e direta. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas,  indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.

Tanto a Terapia Cognitiva Comportamental quanto a Terapia Sistêmica Familiar se destinam tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros. Além disso, auxiliam nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.